20 de mai de 2010

ESTUDANDO O "LIVRO DOS ESPÍRITOS"

Quantas vezes nos perguntamos sobre a aplicação das Leis feitas pelo homem? Seriam elas realmente necessárias? Por qual motivo seriam tão instáveis? De que forma poderíamos reformá-las? E o que dizer da severidade das leis penais? As respostas se encontram no "Livro dos Espíritos".

LIVRO DOS ESPÍRITOS - Parte terceira, cap VIII (Lei do Progresso, Progresso da Legislação Humana, perguntas 794 a 797.


794 - A sociedade poderia ser regida só pelas leis naturais sem a colaboração das leis humanas?

– Poderia se as compreendesse bem, se o homem tivesse vontade suficiente para praticá-las; mas a sociedade tem suas exigências e precisa de leis particulares.

795 - Qual a causa da instabilidade das leis humanas?

– Nos tempos da barbárie, são os mais fortes que fazem as leis, e as fazem para se beneficiarem. Foi preciso modificá-las muito, à medida que os homens compreenderam melhor a justiça. As leis humanas são mais estáveis quanto mais se aproximam da verdadeira justiça, isto é, conforme sejam as mesmas e iguais para todos e se identifiquem com a lei natural.

☼ A civilização criou para o homem novas necessidades, relativas à posição social em que vive. Devem-se regular os direitos e os deveres dessa posição por leis humanas. Mas sob a influência de suas paixões, freqüentemente, criou direitos e deveres imaginários que a lei natural condena e que os povos apagam de seus códigos à medida que progridem. A lei natural é imutável, é a mesma para todos; a lei humana é variável e progressiva; somente pôde consagrar, na infância das sociedades, o direito do mais forte.

796 - A severidade das leis penais não é uma necessidade no estado atual da sociedade?

– Uma sociedade depravada certamente tem necessidade de leis mais severas. Infelizmente, essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito em vez de secar a fonte do mal. Só a educação pode reformar os homens, que então não terão mais necessidade de leis tão rigorosas.

797 - Como o homem poderia ser levado a reformar suas leis?

– Isso ocorre naturalmente pela força das coisas e a influência dos homens de bem que o conduzem no caminho do progresso. Já se reformaram muitas e se reformarão outras. Esperai!

5 comentários:

  1. gostei ,,,gosto de estudar a doutrina espirita.

    ResponderExcluir
  2. tem coisas que naõ entendo,será que em outra hora poderiam explicar.

    ResponderExcluir
  3. Cara amiga,

    Para entendermos a doutrina dos espíritos, não tem outra maneira melhor, a não ser, a de frequentarmos um centro mais próximo de nossa residência e lá fazermos os estudos que a casa nos oferece. São estudos em grupos onde estuda-se o Pentateuco Kardequiano e as obras auxiliares.


    Segue um site que contém todos os centros Espíritas aí de sua cidade , cadastrados na Federação Espírita do Rio Grande do Sul: http://www.nucleopazeamor.org.br/CentrosEnd.asp?Estado=RS&Cidade=Gravata%ED

    Busque se informar do dia e horário e se inscreva e aproveite ao máximo esta oportunidade, querida....!
    É o que podemos fazer para te ajudar, e sem dúvida, o mais aconselhável.

    Boa Sorte e estaremos sempre ao seu dispor.

    Abraços fraternos do CEAO .

    ResponderExcluir
  4. Está muito lindo e simples como a Casa de Ornellas é.

    ResponderExcluir
  5. Meu " Carneirinho ' querido,

    Que bom que gostou.!!!!!
    Adoramos a sua presença. Volte sempre!!!!

    Vice- presidente do centro , tem que ser assídua as visitas ao blog (rs)
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta.