9 de out de 2011

ESTUDANDO "O LIVRO DOS ESPÍRITOS"

Parte Segunda – Mundo espírita ou dos espíritos
Capítulo 1 – dos Espíritos
Forma e ubiqüidade1 dos Espíritos

88 Os Espíritos têm uma forma determinada, limitada e constante?
– A vossos olhos, não; aos nossos, sim. O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão ou uma centelha etérea.

88 a Essa chama ou centelha tem uma cor qualquer?
– Para vós, ela varia do escuro ao brilho do rubi, conforme seja o Espírito mais ou menos puro.

☼ É costume representarem-se os gênios com uma chama ou uma estrela sobre a fronte. É uma alegoria que lembra a natureza essencial dos Espíritos. Coloca-se no alto da cabeça, porque é aí a sede da inteligência.

89 Os Espíritos gastam algum tempo para percorrer o espaço?
– Sim; porém, rápido como o pensamento.

89 a O pensamento não é a própria alma que se transporta?
– Quando o pensamento está em algum lugar, a alma está também, uma vez que é a alma que pensa. O pensamento é um atributo da alma.

90 O Espírito que se transporta de um lugar a outro tem consciência da distância que percorre e dos espaços que atravessa, ou é subitamente transportado para o lugar aonde quer ir?
– Ocorrem ambas as coisas. O Espírito pode muito bem, se o quiser, se dar conta da distância que percorre, mas essa distância pode também não ser sentida e até completamente despercebida. Isso depende de sua vontade e de sua natureza mais ou menos depurada.

91 A matéria oferece algum obstáculo aos Espíritos?
– Não, eles penetram em tudo: o ar, a terra, as águas e até mesmo o fogo lhes são igualmente acessíveis.

92 Os Espíritos têm o dom da ubiqüidade, ou, em outras palavras, o mesmo Espírito pode se dividir ou estar em vários pontos ao mesmo tempo?
– Não pode haver divisão do mesmo Espírito. Mas cada um é um centro que se irradia para diferentes lados e é por isso que parece estar em muitos lugares ao mesmo tempo. Vedes o Sol, é apenas um e, entretanto, irradia-se em todos os sentidos e leva seus raios para muito longe. Apesar disso, não se divide.

92 a Todos os Espíritos se irradiam com o mesmo poder?
– Longe disso. Isso depende do grau de pureza de cada um.

Cada Espírito é uma unidade indivisível, mas cada um deles pode estender seu pensamento para muitos lugares sem com isso se dividir. É apenas nesse sentido que se deve entender o dom da ubiqüidade atribuído aos Espíritos; como uma centelha que projeta ao longe sua claridade e pode ser percebida de todos os pontos do horizonte; ou, ainda, como um homem que, no mesmo lugar e sem se dividir, pode transmitir ordens, sinais e movimento para diferentes pontos.

4 comentários:

  1. Por mais de 10 anos tive a felicidade de frequentar e participar dos trabalhos dessa Casa. Apesar de morar hoje SP e não frequentar mais o CEAO, tenho sempre na lembrança os momentos que passei e guardo no coração os amigos (encarnados e desencarnados) que ai fiz.
    Infelizmente, mesmo após 6 anos em SP, ainda não consegui encontrar uma casa como o nosso "Ornellas"
    Mas me consolo em poder comparecer às reuniões públicas quando vou ao RJ, e sei que o CEAO aparece na minha "ficha" que tenho na espiritualidade, pois meu coração está ai.
    Com saudades de todos,
    Herbert
    p.s Quem sabe um dia não teremos uma página na internet onde possamos acompanhar ao vivo as reuniões públicas ?

    ResponderExcluir
  2. Caro companheiro,
    Eu me lembro de você, sobretudo de suas palestras edificantes....
    Te vejo, também ,quando aparece por lá e ficamos todos muito felizes em te rever...
    Que possa estar , aí em Sampa, continuando seu lindo trabalho, na Seara do Mestre e em PAZ e não deixe de nos visitar na ocasião de sua vinda ao Rio.
    Sem dúvida, pelo coração, a sua "ficha" continua no CEAO , sim!!!!
    Que bom que nos encontrou!!! Continue nos acompanhando...Será um prazer , para nós.

    nosso e-mail : ceaornellas@hotmail.com
    Abraços fraternos,
    Kátia Valle e os amigos do CEAO

    ResponderExcluir
  3. Olá,meu nome é Luiz e sou espiritualmente auto didata, pode se dizer.Possuo as obras básicas das quais buscou extrair o máximo que minha condição me permite e trago também uma amalgama de conhecimentos adquiridos com experiência e estudo através de inúmeras tentativas de encontrar-me.Porém, penso achar na Doutrina,as chaves que facultam e elucidam meu ser a cerca do Divino e de minha verdadeira condição no cosmos.Penso,que mais uma vez a estrada está diante de mim e que posso vê-la;
    Mas enfrento desta vez um dilema: Por mais que seja "adepto virtual" há mais de um ano,buscando a reforma proposta e praticando as virtudes e batalhando comigo,ainda não estive,até hoje em uma única casa espírita.Não compreendo o que me ocorre.
    Talvez seja a aparência de descompromisso que a casa passa pro exterior;A falta de um braço evangelista com a finalidade de amparar aqueles que como eu,possuem certa dificuldade,talvez por constrangimento, obsessão, ignorância,receio, enfim ... Não aquele trabalho de certas denominações evangélicas mas um serviço evangélico afinal;
    boa nova é pra se espalhar por aí,não?Por favor,peço-lhes orientação.
    Paz e amor Crístico à todos

    ResponderExcluir
  4. Querido irmão Luiz,

    Recebemos a sua mensagem aqui em nosso Blog com muita alegria. Todos nós passamos pelo momento de despertar a consciência para as questões do espírito.
    Assim como você descreveu, por mais que estejamos empenhados em estudar a Doutrina, sabemos que o maior chamado é para a transformação de nossos
    corações. E para obtermos êxito nessa missão, sabemos o quanto cada um de nós ainda possui dificuldades no campo dos sentimentos. Mas não podemos
    desanimar e precisamos enfrentar cada obstáculo com muita vontade e fé. Será uma alegria imensa recebê-lo em nossa casa. Aqui no Blog, temos no menu
    lateral
    os horários das reuniões de estudo e de todas as tividades de nossa casa. Caso esteja interessado em participar das reuniões públicas, confira
    os horários deste mês em http://ceamaralornellas.blogspot.com/2011/09/reunioes-publicas_30.html. Esperamos recebê-lo um dia na Casa de Ornellas.
    Que Deus te abençoe e que encontres o que desejas.

    Amigos do CEAO

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta.