20 de mar de 2017

ESTUDANDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS

SEGUNDA PARTE - CAPÍTULO VIII
EMANCIPAÇÃO DA ALMA

      439. Qual a diferença entre o êxtase e o sonambulismo?
        — O êxtase é um sonambulismo mais apurado; a alma do extático é  mais independente.
       440. O Espírito do extático penetra realmente nos mundos superiores?
       — Sim, ele os vê e compreende a felicidade dos que os habitam; é por isso que desejaria permanecer neles. Mas ha mundos inacessíveis aos Espíritos que não estão bastante depurados.
       441. Quando o extático exprime o desejo de deixar a Terra, fala sinceramente e não o retém o instinto de conservação?
       — Isso depende do grau de depuração do Espírito; se ele vê a sua posição futura melhor que a vida presente, faz esforços para romper os laços que o prendem à Terra.
       442. Se abandonarmos o extático a si mesmo, sua alma poderá abandonar definitivamente o corpo?
       — Sim, ele pode morrer e por isso é necessário chamá-lo, por meio de  tudo o que pode prendê-lo a este mundo e sobretudo fazendo-lhe entrever que, se quebrasse a cadeia que o retém aqui, seria esse o verdadeiro meio de não ficar lá, onde vê que seria feliz.
      443. Há coisas que o extático pretende ver e que não são evidentemente o produto de uma imaginação excitada pelas crenças e preconceitos terrenos.  tudo o que ele vê não é então real?
      — O que ele vê é real para ele; mas, como o seu Espírito está sempre sob a influência das idéias terrenas, ele pode ver à sua maneira ou, melhor dito, exprimir numa linguagem de acordo com os seus preconceitos e com as idéias em que foi criado, ou com as vossas, afim de melhor se fazer compreender. E sobretudo nesse sentido que ele pode errar.
      444. Qual o grau de confiança que se pode depositar nas revelações dos extáticos?
      — O extático pode enganar-se muito freqüentemente, sobretudo quando ele quer penetrar aquilo que deve permanecer um mistério para o homem porque então se abandona às suas próprias idéias ou se torna joguete de Espíritos enganadores que se aproveitam do seu entusiasmo para o fascinar
      445. Que conseqüências se podem tirar dos fenômenos do sonambulismo e do êxtase? Não seriam uma espécie de iniciação à vida futura?
     — Ou, melhor dito, é a vida passada e a vida futura que o homem entrevê. Que ele estude esses fenômenos e neles .encontrará a solução de mais de um mistério que a sua razão procura inutilmente penetrar.
      446. Os fenômenos do sonambulismo e do êxtase poderiam acomodar-se ao materialismo?
      — Aquele que os estuda de boa-fé e sem prevenções não pode ser materialista nem ateu.

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